Translate this weblog

28 de outubro de 2010

Vida de universitário

Primeiro ano de universidade: "Que porreiro! O melhor do mundo!" - Novas amizades, só borgas, bebedeiras e afins. A nível de disciplinas não são assim tão más, também deparamo-nos com cadeiras que parecem chinês aos nossos olhos, mas que até se passa com algum estudo extra. No segundo semestre já se tem um trabalhinho, pois estar na universidade sem trabalhos é quase que andar no ensino secundário, não é? O pessoal quer (pensar) ser mais adulto, mais trabalhos! Oh, não há. Um único trabalho ocupou imenso tempo, e no final contamos com uma boa nota merecida. É certo que também "comemos" com cada Doutor Professor que não lembra a ninguém, antiquados, demasiado exigentes, outros com aulas monótonas e tal... Mas o que interessa é que passou! Agora só férias… Desfrutar dum belo Verão!

Segundo ano de universidade: "[Logo na primeira semana] Já estou farta disto. Preciso de férias!" - Após um grande Verão regressamos ao Caminho da Penteada para nos depararmos com outro mundo. As amizades que são feitas no primeiro ano, no segundo mudam por completo, passamo-nos a dar mais com quem não sonharíamos andar pela universidade e no café, não estou assim dizendo que é um factor mau. Alguns Doutores Professores continuam nos perseguindo, e conhecemos outros mais chanfrados que os de primeiro ano. E o pior desta situação é que ao contrário do primeiro ano, já no segundo ano no primeiro semestre temos trabalhos e mais trabalhos, estudo e mais estudo! Sim, porque quem tenta estudar na véspera arrisca-se a levar com um -0! Somos como que peixinhos dentro dum aquário em que qualquer parte que nos viremos levamos com água, neste caso levamos com trabalhos e estudo. Ainda não me queixo por completo porque estou no início, mas já gastei mais horas a estudar neste primeiro mês de aulas do que o ano passado, isso sem sombras de dúvidas! E o que me irrita mais e mete-me completamente fora de mim é quando alguém diz "Ah, eu cá não vou estudar agora nem fazer isso, tenho vida social!" E PAROU TUDO! E eu não tenho?! Aliás, toda a gente tem. Apenas há quem queira ter um futuro risonho a nível profissional e se esforce para obter isso!
E por estar tão empenhada em ter um emprego decente, já ando há procura de actividades extra-curriculares que preencham o meu currículo e que comprovem a minha habilidade no mundo do trabalho. Ao contrário de certa gente não quero me deitar "à sombra da bananeira"!

Terceiro ano de universidade: Só para o ano... Mesmo assim, nem quero pensar!